26 de jan. de 2008

Otto

* Bom... este post é dedicado a Camila Stuelp, uma mocinha muito simpática lá do Sul, que pediu o CD. Taí Camila, agora "Samba pra Burro". heuheuheuheu

Otto - Samba pra Burro (1998)


Faixas:

1. Bob
2. Low
3. Tv A Cabo/O Que Dá Lá É Lama (Medley)
4. Renault/Peugeot
5. Re/Pe
6. Distraída Pra Morte
7. Café Preto
8. Ciranda De Maluco
9. São Paulo
10. Changez Towt
11. O Celular De Naná
12. Bob (Reprise)

Baixar CD



Otto - MTV Apresenta





MTV Apresenta Otto. Um show para o conjunto da obra. Festa na pista: “Exu mandou avisar que os anjos do asfalto estão em todo lugar”. O Otto de “Samba Pra Burro” (1998), “Condom Black” (2001) e “Sem Gravidade” (2003), a trilogia de discos de um artista que inventou o seu lugar na MPB pós-vacas-sagradas, está no palco para mostrar como ladrilhou esse caminho. Defende o seu nome, diante de uma platéia que guarda a memória afetiva desse trajeto, com “punch” e dionisismo. Os deuses que dançam agradecem, envaidecidos, só eles merecem as nossas crenças.
E quando o maestro Daniel Ganjaman põe na roda a “Ciranda de Maluco”, aqui com um acento proposital de uma “fuleragem” entre o ska e o samba de breque, entende-se muito mais a grandeza de Otto. É como se dissesse: não precisa ser tão sério e solene para tocar fogo no salão e na arte. “Ciranda de maluco aqui em Pernambuco é bom demais”, entoa, dando um nó na geografia para evidenciar uma velha história, saída das aldeias russas: quanto mais regional mais universal.
A sonoridade e a educação sentimental dos ouvidos pernambucanos, nordestinos, com a gambiarra eletrônica em voga: sem medo dos guardiões da tradição e muito menos dos “novidadeiros” da modernidade. É assim que a música de Otto ganha o mundo. Desde o primeiro disco, são incontáveis os shows na Europa, o agrado às “oiças” de fora.
“Samba, samba, samba, canção barata”. Canta ele na faixa “Bob”, hit do primeiro disco e um dos momentos mais celebrativos do DVD. O argumento do título desse “Samba Pra Burro”, que ouvimos na entrevista aqui contida, é uma mostra do humor, vezes surrealista, nada óbvio, do galego nascido em Belo Jardim e batizado com batuque & voz própria a partir da zoada que trouxe o mangue beat.
Ex-percussionista da primeira formação da Nação Zumbi e do mundo livre s/a, Otto não nasceu para ser enquadrado apenas no prefixo “ex”, mesmo ressaltando todo o respeito e agradecimento a esta fase. Queria mais. Fazer a sua história, como vemos aqui nesse DVD com ouvidos bem abertos.
Deixou muita gente impressionada, assombro estético para o bem, quando saiu com o “Samba Pra Burro”. Naquela hora, como cabra celebrativo das pistas de dança de um momento de estouro eletrônico em SP, teve no produtor Apolo 9 o homem certo para botar “Pernambuco falando para o mundo”, como diz um slogan lindamente megalomaníaco daquele estado.
“Condom Black” trouxe o terreiro para dentro do sound-system, do walk-talkie, das pistas & lares. “Uma orgia sonora”, como definiu o crítico Pedro Alexandre Sanches em texto para a Folha de S. Paulo.
Mais para a “chanson” do que para o chacoalho, “Sem Gravidade” tem no DVD, em várias baladas românticas - sem medo do brega como quem não tem medo das cartas de amor, como diria Fernando Pessoa! - uma revisita que só mostra a sua grandeza. Como se as canções carecessem da dramaturgia de palco de um cantor-compositor que busca a delicadeza perdida desse mundo tão grosseiro, como se as canções implorassem a passionalidade infelizmente esquecida em nome da frieza que vai além da simples tradução do estilo “cool”.
“Sem Gravidade” aqui tem vida nova, gracias, e dá chance para quem ainda não ouviu a bolacha. O DVD MTV Apresenta Otto, por inteiro, faz justiça e celebra uma bela obra que apenas começou.

1. Anjos do Asfalto
2. Lavanda
3. Tento Entender
4. Dias de Janeiro
5. Por que
6. Retratista
7. Ciranda de Maluco
8. Pout-porri: O Celular de Nana / Único Sino
9. Medley: Tv a Cabo / O que Dá Lá É Lama
10. Bob
11. Pra Quem Tá Quente
12. Indaguei a Mente
13. Pra Ser Só Minha Mulher
14. Nebulosa
15. Cuba
16. Renault / Peugeot
17. Low

Baixar CD

Um comentário:

Rodrigo disse...

baixei (e ainda estou baixando) quase todos os cds que vocês postou aqui. muito boa a seleção de vocês, estou linkando vocês no 2ouvidos.blogspot.com

abraços